Empresas recorrem à Web para atrair clientes

Reconhecendo os limites da publicidade tradicional, empresas de tecnologia estão adotando o às vezes caótico ambiente das redes sociais para promoverem seus produtos.
Da Dell a NetApp, essas companhias cada vez mais utilizam blogs, vídeos virais e sites como o Facebook, o Twitter, o FriendFinder e o Digg para se aproximarem dos seus clientes.
Essas redes sociais se aproveitam do antigo poder da divulgação “boca-à-boca” e representam potentes ferramentas de marketing.
Além disso, esses sites exigem um envolvimento muito maior dos consumidores do que os anúncios convencionais.
“É uma mudança de 180 graus em relação ao velho sistema de publicidade”, disse Debra Aho Williamson, analista da eMarketer, “Poder conversar com as pessoas que compram seus produtos é uma habilidade inédita.”
Para empresas de tecnologia com generosos orçamentos de marketing, o investimento em mídia social é a confirmação de que a TV e os veículos impressos não são mais os principais meios para chamar a atenção dos consumidores, especialmente dos mais jovens. Ademais, com a desaceleração da economia, os orçamentos estão menores. A UBS prevê que, em 2009, os gastos com publicidade diminuirão 3,9%. Em um ambiente como esse, a mídia social terá a chance de provar que é uma eficaz alternativa de marketing para as empresas.

1 comentários:

26 de abril de 2009 às 21:01 Flora Alves disse...

As redes sociais também são importantes para que as empresas tenham um feedback dos clientes com relação ao produto, atendimento e até mesmo para saber quais são as queixas relacionadas ao seu serviço.
Como exemplo: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87594068 - essa comunicade foi criada para que as pessoas registrem situações em que foram mal atendidas.

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