Beijolândia

Depois de muito procurar na internet, finalmente achei a propaganda da Skol para o Carnaval de Salvador em 2008. Revoltante!!!

Olhem o link abaixo e retornem para eu, finalmente, poder externar minha indignação à respeito dessa propaganda.

http://www.skolcarnaval.com.br/

Como mulher, brasileira e, especialmente, baiana, me senti ofendida quando, num belo dia de sol, às vésperas do início do carnaval de Salvador, em 2008, me deparei com este outdoor em Lauro de Freitas, mais especificamente na saída do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães: Bem-Vindo à Beijópolis! Na peça publicitária, um desenho de um trio elétrico com cantores de axé, segurando latinhas de Skol.

Ora, veja bem. Eu nunca cheguei no Rio de Janeiro e fui recebida com um cartaz escrito "Bem-Vindo à Cidade das Balas-Perdidas", nem, muito menos, fui recebida em Miami com uma placa "Bem-Vindo à Ilegalópolis". Mesmo todo mundo sabendo que, de fato, o Rio de Janeiro pode ser perigoso, se você não sabe por anda e, Miami, tem um dos maiores índices de estrangeiros ilegais dos Estados Unidos.

Não vem ao caso discutir se, no carnaval de Salvador, existe ou não um culto à libertinagem e tudo se torna permitido. O fato é que, nenhum publicitário tem o direito de utilizar o espaço público de uma cidade para rotular todas as pessoas e todas as práticas do lugar, de forma homogênea, como se naquele lugar, todo mundo pudesse beijar todo mundo e as pessoas pudessem ficar à vontade para se render aos prazeres de Beijópolis - no caso, Salvador.

Não é preciso dizer que a infeliz propaganda - que pode passar despercebida aos olhos de alguns - legitima o turismo sexual (que todos sabem que aumenta muito no período do verão baiano), na medida em que, por "Beijopólis", se entende que esta é a "Cidade dos Beijos" e, para "Sexópolis" é apenas um pulo; ou uma questão de algumas latinhas de cerveja a mais.

E para quem achar que eu fiz uma leitura exagerada do texto publicitário da Skol, não se espante se algum turista animadinho (afinal ele gastou uma nota para vir à tal Beijópolis) passar a mão na bunda de sua namorada - com o maior ar de razão -, ou agarrar sua irmã à força quando ela estiver pulando ao som de Ivete Sangalo.

VANESSA ALONSO

0 comentários:

Postar um comentário