O objetivo da matéria que estamos cursando é ensinar a fazer um Planejamento de Comunicação Integrada, e capacitar seus alunos a assumirem o papel de um planejador de comunicação, função essa ainda em processo de consolidação no mercado baiano. E eis a minha supresa ao ver que já começa a fazer parte dos departamentos de planejamento das agências um novo profissional, o Cool Hunter.
Basicamente, o papel deste profissional é antecipar, identificar e analisar tendências de mercado. Segundo o blog Falando Nisso, o Cool Hunter deve estar sempre um passo a frente de todo mundo, de modo a oferecer ideias, informações e percepções nas reuniões de brainstorming.
Como o Cool Hunter se relaciona com o Planejador? Bem, ao que parece o planejador continua focado nos desejos do consumidor de hoje, leva essas informações às diversas reuniões e as insere nos briefings da criação. Enquanto isso, o Cool Hunter fica de olho na virada da curva, ou seja, fixa o olhar num ponto mais a frente, na tentativa de antecipar posicionamentos e opiniões.
No Brasil, algumas agências em São Paulo já estão contratando Cool Hunters. Enquanto isso, nos mercados dos EUA e da Inglaterra, a profissão já é mais consolidada, existindo empresas especializadas e até cursos para formação profissional. O site http://www.trendguide.com/ tem chats e infos para quem quer se jogar nessa profissão.
1 comentários:
Boa pedida. É um analista de tendências. E é legal um tratamento profissional à essa função, muitas vezes na mão do próprio cliente. Bela dica como opção de profissional do mercado de comunicação.
Postar um comentário