O Twitter e a snack culture ajudando as empresas

O consumo de conteúdo rápido e superficial oferecido pelo Twitter é um dos fenômenos recentes da internet e pode ser útil ao marketing e relacionamento das empresas com seu público de diversas maneiras.

O Twitter pode ser definido, à primeira vista, como uma rede social na qual pessoas e amigos descrevem ações e acompanham detalhes do cotidiano de desconhecidos. O grande trunfo dessa rede social é, aparentemente, esse: como em um verdadeiro Big Brother, os usuários matam sua curiosidade ao acompanhar a vida alheia. A tamanha popularidade deste tipo de ferramenta chamou, é claro, a atenção das empresas, especialmente das áreas de marketing e marketing digital, nas quais os profissionais têm muitas dúvidas sobre a amplitude do Twitter e como ele pode ser utilizado para conectar marcas e consumidores, agregando vantagens competitivas.

Ao limitar o tamanho dos posts (no Twitter, só podem ser digitados até 140 caracteres ) que inclusive podem ser enviados pelo celular, a ferramenta sai na frente dos blogs – mais rápida e prática para postar mensagens – e se adequa definitivamente a um fenômeno, descrito na capa da Wired de alguns meses atrás, como Snack Culture.

Snack Culture é um termo que foi difundido pela revista Wired, especializada em tecnologia, games e etc. Apontando para a nova tendência da comunicação na web. A priori, quer dizer que as pessoas atulamente consomem produtos culturais aos pedaços. Revela o consumo de conteúdo cada vez mais rápido e superficial e baseado em um mundo cada vez mais digital.

Seguem alguns exemplos básicos de como o Twitter pode rapidamente ajudar as empresas a ganharem ainda mais popularidade e conquistar consumidores. Existem diversas formas, entre as quais vale destacar:
  • Pesquisar o que estão falando da sua marca ou do seu produto. Para isso, basta entrar no search.twitter.com;
  • Abrir um canal de comunicação e suporte aos seus consumidores, como fez a Comcast, maior operadora de TV da cabo dos EUA;
  • Divulgar conteúdos e informações em primeira mão para os consumidores que optarem por te seguir, como fez o canal Telecine;
  • Transmitir ofertas de produtos e promoções, como Amazon;
  • Prestar serviço, informando, por exemplo, cancelamento de vôos, como fez a Delta.

Muitas empresas já aderiram a esta tecnologia e estão, inclusive, substituindo blogs corporativos pelo Twitter. É a snack culture em ação com força total.


Texto completo em: Webinsider. Marcelo Tripoli Morais

0 comentários:

Postar um comentário