As 50 maiores agências de publicidade brasileiras

giant
No fim de 2008, o IBOPE monitor fez um levantamento das 50 maiores agências de publicidade brasileiras de acordo com o faturamento bruto nos 11 primeiros meses do ano. A Young & Rubicam manteve a liderança pelo 6º ano consecutivo, ultrapassando a marca de 4 bilhões de reais.

Como os investimentos em web andam crescendo e as redes sociais ganhando mais importância no nosso mercado, resolvi investigar como é a atuação das 50 gigantes nas plataformas mais populares no Brasil: blogs e Orkut, além do hype Twitter. Os resultados foram os seguintes:
orkut1
blogs
Nota-se que na rede social Orkut uma grande parte das agências está presente. Vale lembrar que as comunidades foram criadas por funcionários ou ex-funcionários publicitários.

Já a quantidade de agências que mantém blogs públicos é bastante menor. Quem conhece um pouco o mundinho de redes sociais brasileiras sabe que tem muita agência por aí abastecendo blogs com conteúdo e até algumas que o tornaram sua principal presença na web, tomando o lugar do site institucional.

No twitter, a presença das 50 maiores agências do Brasil é nula.

Vale um pouco do seu tempo para refletir se isso significa que as agências não precisam participar das redes, expondo atitude e personalidade, se isso só vale para as gigantes ou se as maiores do nosso mercado ainda não descobriram o potencial das redes sociais.

Para conferir a lista com as 50 maiores empresas de publicidade brasileiras e seus respectivos blogs e orkuts acesse: http://www.estagiaridade.com/as-50-maiores-agencias-de-publicidade-brasileiras-e-as-redes-sociais/

1 comentários:

28 de março de 2009 às 18:08 Tereza disse...

Bom, "tecnicamente" o Twitter não é considerado uma rede social porque não pressupõe seguir apenas amigos. Mas, do ponto de vista da ação publicitária, isso não tem a menor importância, não é mesmo? O que interessa é o relacionamento on-line entre as pessoas, como se dá nas demais comunidades.

Postar um comentário