Bing ganha mercado e Google sofre ligeira queda em junho

A nova ferramenta de busca da Microsoft, Bing, ganhou participação de mercado nos Estados Unidos no primeiro mês de operação, mas ainda está atrás do concorrente Google, segundo dados divulgados.

O Bing, lançado em 3 de junho de 2009, mas disponibilizado para alguns usuários alguns dias antes, assumiu uma fatia de 8,23% do mercado de buscas online feitas no país em junho, contra 7,81% de participação da Microsoft pouco antes do lançamento e 7,21% em abril, informou a empresa de pesquisa StatCounter.
O Google, em contrapartida, perdeu ligeira participação, caindo para 78,48%, contra 78,72% antes do Bing. Já o Yahoo, segundo colocado no mercado, avançou para 11,04%, ante 10,99%.
A fatia de mercado do Bing atingiu 9,21% na primeira semana de junho, diminuindo a presença nas duas semanas seguintes antes de alcançar 8,45% na última semana do mês.
Os resultados podem dar impulso à Microsoft, que está investindo pesadamente nos negócios de serviços online e se recusa a ceder espaço para o Google.
"À primeira vista, um aumento de 1% na participação de mercado não parece ser um enorme retorno do investimento feito pela Microsoft no Bing, mas a tendência básica parece positiva", afirmou Adohan Cullen, presidente-executivo da StatCounter, em um comunicado.
A maior companhia de software do mundo ainda pode lançar uma parceria no segmento de busca na internet com o Yahoo, mas rumores sobre tal acordo diminuíram nos últimos dias.
A StatCounter, localizada em Dublin, diz que seus dados se baseiam em 4 bilhões de visualizações de páginas por mês monitoradas por meio de uma rede de sites. Outras empresas do setor, como a comScore, não devem divulgar dados sobre a participação dos buscadores até meados deste mês.

0 comentários:

Postar um comentário